O design como estratégia no setor de madeira e móveis

Por meio do design a empresa pode desenvolver produtos mais eficientes e se diferenciar no mercado, aliando qualidade, estilo, função, forma e engenharia.

 

Estratégias

Os pequenos negócios ligados à madeira e móveis precisam estar abertos para a renovação de estratégias que possam garantir um diferencial competitivo e, assim, crescer cada vez mais e se sobressair no mercado.

É importante que as empresas tenham design próprio, principalmente aquelas que almejam o mercado externo, focando preferências e padrões determinados pelo público a ser atendido, o que garante credibilidade e visibilidade.

O design atua de forma a integrar ao produto às necessidades do mercado, demandas que são antecipadas por estratégias de marketing da empresa.

Conhecer os hábitos, a cultura e as necessidades do público-alvo a ser atingido e transferir estas informações para o produto são funções do design, o que permite agregar valor às peças.

O design deve ser encarado como uma ferramenta para ampliar a competitividade entre as empresas. Além da aparência ou do desenho, o móvel precisa também ter funcionalidade, ergonomia e conforto, para agradar os consumidores.

 

Tipos de projetos

A origem do design de produtos na indústria brasileira de móveis está ligada a três fontes:

Projeto híbrido. É a unificação de diversos modelos que são tendência mundial, transformando em uma única ideia, tendo como base outras peças de revista, catálogos, da concorrência e feiras.

Desenvolvimento de projeto próprio. Método ainda muito comum, cujo risco está em criar móveis sem um estudo prévio das necessidades do usuário, com limitação de matéria-prima e soluções econômicas.

Compra e adaptação de projetos estrangeiros. Esta é uma iniciativa bastante comum, por ser mais cômoda.

No Brasil, o setor moveleiro ainda tem um amplo mercado a ser conquistado, mas é preciso começar a trabalhar com o desenvolvimento de ideias e projetos próprios, possibilitando a criação de peças inéditas com identidade nacional.

Uma pergunta importante que cada empresário de pequeno negócio precisa fazer é a seguinte: será que estou pensando no meu público-alvo ao utilizar desenhos, cores e materiais de outros países?

Pontos a considerar

O design é um fator que permite aos empresários do setor de madeira e móveis maior competitividade no mercado nacional e no exterior. A criação de peças com design próprio garante originalidade e torna-se uma marca da empresa.

Em um mercado de grande concorrência nacional e internacional, o lucro não vem de imediato e é preciso investir em inovação para garantir a sustentabilidade do negócio para o futuro.

Diante disso é importante considerar alguns itens:

Um design bem concebido, sem dúvida, chamará a atenção do consumidor e permitirá que o pequeno negócio possa competir no mercado; portanto, pesquise tendências e conheça seu público-alvo.
Tenha produtos com design próprio, invista em pesquisas e acredite na potencialidade da sua equipe.
Tenha um bom gerenciamento de design para que ele esteja integrado na estratégia de mercado da empresa e, assim, a qualidade dos produtos poderá ser bem explorada, elevando o nome da empresa junto ao mercado.
Caso não haja possibilidade de contratação de designers, invista em consultorias da área de design ou escritórios especializados para que seja feito um bom planejamento de coleção.
É importante salientar que a estratégia depende da tomada de decisões internas, considerando a competitividade do mercado que atua. Quanto mais ágil e profissional é a estrutura da empresa, mais rapidamente ela se adapta às novas exigências do mercado.

 

Fonte: Sebrae


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